Dilatômetro Netzsch DIL 402 Expedis Select & Supreme

SKU: DIL 402

O novo dilatômetro DIL 402 Expedis Select & Supreme oferece a tecnologia do “estado-da-arte” em dilatometria e foi projetado para atender a uma ampla gama de aplicações sofisticadas. Todos os instrumentos da série DIL Expedis apresentam a célula de me

Descrição

O novo dilatômetro DIL 402 Expedis Select & Supreme oferece a tecnologia do “estado-da-arte” em dilatometria e foi projetado para atender a uma ampla gama de aplicações sofisticadas. Todos os instrumentos da série DIL Expedis apresentam a célula de medição NanoEye revolucionária; uma nova dimensão na faixa de medição e de precisão.


É a primeira série de dilatômetros horizontais no mercado que permite a modulação de força e, por este meio, é a ponte entre dilatometria e análise termomecânica (TMA) sob carga oscilatória.

Estas duas versões foram especialmente concebidas tanto para pesquisa & desenvolvimento bem como para aplicações industriais sofisticadas: O modelo abrangente e totalmente equipado Supreme  e o modelo Select totalmente atualizável.

Em dilatometria clássica, os dois parâmetros, faixa de medição e resolução, parecem mais diametralmente opostos. Se a resolução aumenta, a faixa de medição normalmente diminui e vice-versa. NanoEye, o novo sistema de deslocamento opto-elétrico, apresenta linearidade perfeita e resolução máxima ao longo de um intervalo de medição que era impossível de se realizar até agora.


Princípio Funcional

Durante um teste, se a amostra se expande, todos os componentes verdes (no gráfico) movem-se para trás, com a ajuda de um guia linear (marcado em azul). O codificador óptico determina a mudança de comprimento correspondente diretamente na escala adequada.


Características Principais

Flexibilidade Máxima & Elevada Quantidade de Amostras:

O transportador de deslizamento para 2 fornos cria a oportunidade para cobrir toda a gama de temperaturas de -180°C a 2000°C ou, alternativamente, para aumentar o rendimento do número de amostras por ter a combinação entre o projeto para 2 fornos e um suporte de amostra dupla utilizado em modo dual. Isto agiliza o número de possíveis medições tremendamente e aumenta a eficiência do instrumento.

Um ou dois fornos, operação manual ou motorizada do forno, suportes de amostras simples ou duplo, tipo de tubo ou de suportes de amostras... estas são apenas algumas das características que o Expedis Select ou Supreme oferecem para abraçar quase todos os cenários de aplicação.


Detecção Automática de Comprimento da Amostra & Multitoque

Medindo-se o comprimento da amostra com um paquímetro, corre-se o risco de se obter um resultado impreciso, especialmente para as amostras não rígidas. O DIL 402 Expedis é capaz de detectar o comprimento inicial de uma amostra automaticamente antes do início de uma corrida de teste, sob condições idênticas às obtidas durante a medição propriamente dita.

Uma posição estável da amostra, no interior do suporte da amostra, é um fator decisivo para resultados de medição bem sucedidas. O recurso MultiToque coloca a amostra na posição ideal utilizando o incomparável movimento “tail-like”.

A fim de se analisar, convenientemente, várias amostras de comprimentos diversos, o termopar é ajustável. Uma haste de guia acomoda o termopar para movê-lo para a posição desejada, sem dobrar.


3 Entradas de Gases & Análise de Gases Desprendidos Disponível

Ao utilizar os três controladores de fluxo de massa (MFC, opcional), os caminhos de fluxo de gás dentro do instrumento são divididos: o gás de proteção passa primeiro através da célula de medição e, em seguida, entra na câmara de amostra, enquanto o(s) gás(es) de purga estão, diretamente, entrando na câmara de amostra. Todos os gases, de proteção e de purga, saem do sistema em conjunto, através de uma saída do forno.

A concepção para vácuo do DIL 402 Expedis é idealmente adequada para a conexão a um QMS (espectrômetro de gás) ou a um FT-IR, por meio de acoplamento capilar ao forno de SiC. Eliminação por evaporação de impurezas, aditivos, ligantes orgânicos e / ou produtos de decomposição podem, assim, ser estudados.


Dados Técnicos (sujeito a alterações)

- Taxas de Aquecimento: 0,001 ... 100 K / min
- Sistema de Suporte de Amostras: Sistema Singelo e Duplo / Diferencial
- Sistema de Medição: NanoEye
- Acuracidade de Temperatura: 1 K
- Precisão de Temperatura: 0,1 K
- Repetibilidade do m. CTE: 10-8 1/K
- Faixa de Medição: ± 10.000 µm ... ± 25000 µm
- Resolução: 0,1 nm ... 1 nm (em toda a faixa de medição)
- Controle de Gás: 1 via, opcional de 3 vias chaveáveis e MFC (Controlador de Fluxo de Massas)


High Temperature Version - Up to 2800°C

Refined Safety System

An elaborate safety system monitors the cooling water and purge gas flow throughout the measurement.


Variable Gas Atmosphere Is Key

In the DIL 402 Expedis Supreme HT instrument, the sample chamber and furnace chamber are always separated by means of a protective tube (glassy carbon or alumina). This allows for the use of a different atmosphere around the sample than around the heating elements.In combination with an alumina protective tube (maximum furnace temperature: 1680°C), even an air atmosphere can be applied to the sample.

The optional AutoVac system for evacuating and refilling the sample chamber along with integrated purging of the pyrometer window effectively supports the direct switch between oxidizing and inert conditions.

Broadest Application Range

Two graphite furnaces with end temperatures of 2400°C and 2800°C provide the appropriate configuration for measuring the thermal expansion of metals, alloys, ceramics and composites in applications such as aerospace, power generation, the oil and gas industry or demanding research.

However, via an adapter, each of these graphite furnaces can be replaced with a standard furnace such as SiC, SiO2, Cu or steel. The opposite is also feasible: A DIL 402 Expedis Supreme HT measuring part with a standard furnace can be subsequently retrofitted with a high-temperature furnace.


Pyrometer for Detection of the Highest Temperatures

Since W-Rh thermocouples can react with graphite above 2000°C, the sample temperature of the DIL 402 Expedis Supreme HT is measured optically with a high-performance pyrometer from room temperature onward.


Software

Software Proteus®

O exclusivo software de dilatometria Proteus® 7 oferece tudo o que um usuário poderia querer e necessitar: Ele é executado sem problemas, fornece resultados confiáveis, e é rápido e eficiente. Ele fornece uma grande variedade de funções, e - ao mesmo tempo - oferece uma interface de usuário bem arrumada. Além disso, é intuitivo e, portanto, fácil de se aprender. Mas...isso não é tudo. Existem mais algumas opções dentro dele que impressionam até mesmo os operadores mais experientes - em particular a determinação da densidade, o patenteado c-DTA® e o novo e inovadore recurso “Identify” do software.

 
Determinação de Densidade

Este programa add-on permite a determinação da mudança da densidade das amostras com consistências variáveis, isto é, sólidos, de materiais viscosos, tais como pastas, líquidos ou fusões, bem como a expansão volumétrica de materiais isotrópicos.

 
c-DTA® Patenteado (Patente DE102013100686)

O sinal c-DTA® dá a oportunidade para a análise simultânea de alterações de comprimento e de efeitos endotérmicos / exotérmicos. Ele também pode ser usado para calibração de temperatura.


Identify

O incomparável Identify, para a identificação e interpretação de medições DIL, inclui diversas bibliotecas NETZSCH com centenas de entradas nas áreas de cerâmica, inorgânica, metal, liga, e polímero ou campos orgânicos. Além disso, as bibliotecas específicas do usuário podem ser criadas. Elas podem ser compartilhadas com outros usuários dentro de uma rede de computadores.

Identify permite a identificação de amostras desconhecidas a partir dos valores absolutos, da inclinação ou da forma de uma curva medida. Isso também irá abrir a possibilidade para se comparar amostras conhecidas com uma variedade de outras amostras, permitindo se fazer uma declaração sobre a qualidade do material. Finalmente, todas as medições, podem ser armazenadas na extensa base de dados e estarão sempre disponíveispara a identificação ou avaliação comparativa da qualidade. Todas as informações com um único clique: Identificação das curvas de medição desconhecidas, Controle de Qualidade através de comparação entre a medição atual e entradas do banco de dados selecionadas, e Funcionalidade de Arquivamento para medições atuais e entradas de banco de dados existentes.


Vídeos Relacionados:


NETZSCH DIL402 Expedis Dilatometer (with Voice Comment)


NETZSCH DIL402 Expedis English (no Voice Comment)


NETZSCH Webinar - Investigação da Expansão Térmica – Webinar sobre seus Conceitos Básicos (em Português)


NETZSCH-Webinar - Dilatometria - mais do que apenas a determinação da expansão térmica




Technical Specifications
- Models: DIL 402 Expedis® Supreme, Supreme HT and Select
- Design: Pushrod dilatometer, single or dual system
- Furnaces: Different types, interchangeable (for Supreme HT partially with adapter): steel, copper, SiO2, SiC (optional furnace for fast cooling available), Rh; graphite (only for Supreme version)
- Heating rates: Depending on furnace type - Steel, copper, fused silica, silicon carbide: 0.001 ... 50 K/min; Graphite: 0.001 ... 100 K/min
- Cooling systems: Depending on furnace: Vortex, LN2-device, air compressor
- Sample holder systems: SiO2, Al2O3, graphite (Supreme version), user interchangeable; All sample holders are available as Single system (one pushrod), System with two pushrods usable in dual or differential mode, Al2O3 tension sample holder*; SiO2 and Al2O3 sample holders can be purchased as tube or rod design
- Sample dimensions: Max. length: 52 mm (graphite furnace: 25 mm); Diameter (single): standard 12 mm, optional 19 mm; Diameter (dual): 8 mm
- Automatic sample length determination: Yes, in expansion mode
- Displacement system: NanoEye
- Temperature (accuracy / precision / resolution): 1 K / 0.1 K / 0.001 K
- Thermal stability (isothermal): ± 0.02 K
- Temperature calibration: Displacement method (by using metal references and protective disks) or via c-DTA® (optional for Select version; incl. endo/exothermal effects)
- Measuring range: ± 25000 μm (Supreme version), ± 10000 μm (Select version)
- ΔL Resolution: 0.1 nm (Supreme version), 1 nm (Select version)
- ΔL/L0 Repeatability: 0.001 %, absolute value
- ΔL/L0 Accuracy: 0.002 %, absolute value
- Force range (load at the sample): 10 mN ... 3 N
- Change of force: Supreme version: various options, incl. modulated forces; Select version: changeable per segment (constant & ramp)
- Force resolution: 0.001 mN
- Gas atmosphere: Inert, oxidizing, reducing, vacuum
- Gas control: MFC Standard: 1 x protective gas; MFC Optional: 1 x protective gas, 2 x purge gas
- Oxygen Trap System (OTS®): Optional, for single and for dual sample holder systems
- Software: Windows 7 32/64 bit Professional®, Enterprise® and Ultimate®, Windows 8.1 Pro® and Enterprise® Windows 10 Pro® and Enterprise®
* Please note, using the tension sample holder has an influence on the noise behavior as well as the temperature range when using the copper furnace.


Brochure: DIL 402 Expedis® Select, Supreme and Supreme HT

Brochure: Characterization of Nuclear Materials

Brochure: Thermal Characterization of Polymers