Sistema de Avaliação da Condutividade do Propante

SKU: Sistema de Avaliação da Condutividade do Propante

O Sistema de Avaliação e Simulação de Danos na Formação foi projetado para medir o efeito na permeabilidade de amostras de rochas de reservatórios de vários fluidos de perfuração e completação à pressão e temperatura do reservatório.

Descrição

O Sistema de Avaliação de Condutividade do Propante é projetado para produzir dados, o que permite ao engenheiro avaliar e modelar o desempenho dos propantes utilizados em projetos de aprimoramento de fraturas.


Os propantes podem ser avaliados em várias pressões e temperaturas de fechamento, então a condutividade resultante é determinada em várias taxas de fluxo e diferenciais de pressão.

Sistema de Avaliação de Condutividade do Propante


O sistema padrão usa uma prensa de 100 toneladas para aplicar pressão de fechamento de até 20.000 psi em uma célula projetada que pode ser aquecida a 177°C. Todas as partes úmidas são construídas em aço inoxidável 316, com materiais opcionais disponíveis mediante solicitação.

Célula de condutividade: célula API configurada de aço inoxidável 316 para as condutividades de propante de teste em pressões de fechamento de até 20.000 psi, pressões de fluidos de fluxo de até 1.000 psi. A célula contém seções de arenito e propante durante o teste de condutividade com três portas laterais, permitindo que transdutores de pressão diferencial de alta precisão monitorem a queda de pressão através do propante durante o fluxo de fluido. A célula é fornecida completa com ripas de largura, o-rings, placas de aço inoxidável e seções de arenito de Ohio. Largura da fratura determinada usando PC com uma precisão de +/- 0,001 polegadas.

Prensa de laboratório: design personalizado de 4 colunas, permite que uma força uniforme e constante seja aplicada à célula de condutividade. Uma prensa modelo de 100 toneladas, capaz de fornecer pressão de fechamento de até 20.000 psi, controlada por uma bomba de seringa de precisão, é integrada ao software de controle baseado em PC para permitir rampa automatizada e ciclos de pressão constantes. A prensa fornece a capacidade de executar testes de esmagamento, conforme descrito nas normas API RP 56 e 58, além de testes de condutividade de longo prazo em propantes. Uma célula de carga, de faixa compatível para a prensa, é fornecida para permitir a calibração precisa da pressão aplicada.

Sistema de fluido: fornece pressão constante ou fluxo de taxa constante de salmoura desgasificada através do sistema de propante. O componente a montante consiste em um sistema baseado em nitrogênio para remover o ar dissolvido de salmoura e dois acumuladores de 1 litro para armazenamento de fluido. A remoção de oxigênio é essencial para evitar a formação de óxidos metálicos durante testes de longo prazo. Os acumuladores são pressurizados, até 1.000 psi, usando uma bomba a pressão constante ou taxa constante para fluir salmoura através da célula de condutividade. A salmoura passa por um pré-aquecedor e depois por uma coluna saturada por sílica. A coluna é empacotada com areia de malha 100 e propante para evitar a lixiviação do arenito Ohio e do propante sob o teste. A jusante, um regulador de backpressure controla a pressão da célula de condutividade e a salmoura do efluente é coletada em um recipiente receptor montado em uma balança digital ligada ao PC.