Sistema de Medição da Resistividade e Pressão Capilar em Condições de Reservatório

SKU: Sistema de Medição da Resistiv. Pressão Capilar Cond. de Reserv.

O sistema fornece dados críticos da descrição do reservatório em temperatura do reservatório, pressão dos poros e tensão de confinamento.

Descrição

O Sistema de Medição da Resistividade e Pressão Capilar em Condições de Reservatório fornece dados críticos da descrição do reservatório em temperatura do reservatório, pressão dos poros e tensão de confinamento.


O sistema está configurado para fornecer dados de pressão capilar de placa porosa em estado estacionário e propriedades elétricas simultâneas ("F", "RI", "Sw", "m", "n", "Ro", "Rt") com fluidos de reservatório. A capacidade de determinar a Rw nas condições de teste também está incluída no sistema. O sistema está classificado para 10.000 psig de pressão de confinamento, 9.500 psig de pressão de poro a uma temperatura de 150°C e apresenta aquisição automatizada de dados e operação semi-automatizada. Software de cálculo e relatório de dados estão incluídos.

Resumo da Operação: (Estado Restaurado)

Amostras de tampão de porosidade e permeabilidade conhecidas são saturadas com salmoura de formação simulada, o Rw da salmoura determinado à temperatura e pressão do reservatório na célula de resistividade de salmoura das condições do reservatório. Os plugues do núcleo e as placas de cerâmica úmidas a jusante da água (hidrofílicas) são saturados com a salmoura, fase de umedecimento e colocados no suporte do núcleo. Amostras não consolidadas são montadas, congeladas, em junções de Teflon que incorporam dois terminais elétricos.

A amostra e as placas são então submetidas ao fluxo de salmoura através de pressão confinada e contrapressão de teste para garantir 100% de saturação de salmoura. A saturação é confirmada medindo um Ro reprodutível na amostra nas condições de teste. O cilindro da bomba a montante injeta a fase de deslocamento (óleo) a pressão constante, enquanto o cilindro da bomba a jusante mantém a pressão diferencial através da placa porosa e coleta a fase de umedecimento do efluente (salmoura) do suporte do núcleo, fornecendo uma medição precisa do fluido registrada pelo computador host juntamente com todos os parâmetros experimentais.

As medições elétricas podem ser feitas nos modos de quatro e dois eletrodos e em frequência fixa ou em uma frequência digitalizada para produzir um ângulo de fase mínimo. Os dados experimentais de cada amostra são registrados no computador host e usados ​​no software de geração de relatórios para a geração final de relatórios.