Medição de Tensão Residual na Geração de Energia com a Proto XRD

catalog/Blog/capa 5-05.jpg

Tensões residuais criadas durante o processo de fabricação podem levar a corrosão sob tensão, distorção,
rachadura por fadiga e falhas prematuras em componentes. A natureza não destrutiva do raio-x, técnica de difração tornou a caracterização do resíduo de tensão de componentes de geração de energia, uma ferramenta útil para o processo otimização, melhorias de design e análise de falhas.

GERENCIAMENTO DE COMPONENTES DE ESTRESSE RESIDUAL

Inúmeras técnicas, como tratamento térmico, são aplicadas para ajudar a gerenciar potencialmente tensões residuais prejudiciais criadas durante a fabricação. Outras técnicas, como tiro peening, são usados ​​para introduzir tensões residuais benéficas em um componente para ajudar aumentar a vida da fadiga. O conhecimento do estado de tensão residual é necessário para garantir que esses processos sejam aplicados corretamente. Pequenas mudanças muitas vezes pode ter um efeito significativo na vida útil de um componente.

ACABAMENTO DE USINAGEM

A usinagem agressiva ou abusiva pode criar regiões de tensão de tração que podem tornar essa área em um componente suscetível ao início de trincas e aumentar a taxa de propagação de trincas.

PROCESSOS DE TRATAMENTO DE CALOR

Os processos de tratamento térmico também são comumente aplicados aos componentes para diminuir ou reduzir as tensões residuais presentes. Essa medição pode ser usada para garantir que tais processos foram aplicados corretamente e que quaisquer tensões residuais prejudiciais foram reduzidas a um nível aceitável.

VERIFICAR PROCESSOS DE MELHORIAS DE SUPERFÍCIE

A vida útil de um componente à fadiga é frequentemente aumentada por processos de trabalho a frio, como shot peening. A medição de tensão residual de XRD pode ser usada para verificar se esses locais foram aprimorados para o nível de tensão residual especificado. Um valor  uma vez estabelecido, pode ser especificado nos documentos de engenharia e processamento.

VIDA DE FADIGA E CONCENTRAÇÕES DE ESTRESSE

O estado de tensão residual é crítico quando existem geometrias de concentração de tensão que podem ampliar os efeitos das cargas aplicadas. Quando as questões de trinca por fadiga são consideradas, tensões residuais de tração potencialmente prejudiciais sozinhas ou em combinação com as concentrações de tensão podem levar ao início e propagação da trinca por fadiga.

MELHORIAS DE DESIGN

Utilizar a filosofia “Projetar para RS, produzir para RS e gerenciar para RS” ajuda a reduzir o peso dos componentes, melhorar a expectativa de vida e diminuir os custos de fabricação e manutenção.


MAPEAMENTO DE ESTRESSE RESIDUAL

A tecnologia patenteada de Mapeamento de Tensão Residual Automatizada da PROTO pode gerar uma imagem abrangente da tensão residual estado de qualquer amostra. Superfícies curvas uniformes
como soldas podem ser mapeadas automaticamente permitindo que designers e engenheiros visualizem e gerenciem essas áreas problemáticas.

LINHA DE PRODUTOS DE ESTRESSE RESIDUAL

Na PROTO, oferecemos uma ampla gama de produtos de XRD de tensão residual para garantir que o equipamento mais adequado esteja disponível para suas necessidades de medição. Escolha entre nossos sistemas de laboratório LXRD de alta velocidade, sistemas portáteis iXRD flexíveis ou nosso sistema mXRD ultra portátil.