O Microdurômetro Vickers Falcon 400G2, da Innovatest, é um equipamento automático para ensaios de dureza Micro Vickers, Vickers, Knoop e Brinell, desenvolvido para laboratórios que precisam de alta flexibilidade em diferentes escalas de medição.
A linha Falcon 400G2 combina métodos tradicionais de ensaio de dureza com tecnologia avançada de aplicação de força, oferecendo maior precisão, conforto operacional e repetibilidade em rotinas de controle de qualidade, metalurgia, tratamentos térmicos, pesquisa e desenvolvimento e caracterização de materiais.
Com faixa de força de teste de 1 gf a 62,5 kgf, o Falcon 400G2 utiliza tecnologia de múltiplas células de carga em circuito fechado, permitindo ampla cobertura de ensaios em microdureza e dureza convencional. O equipamento conta com torreta de 6 posições, sendo 2 indentadores e 4 objetivas, objetivas de 5X, 10X, 20X, 50X e 100X, eyepiece eletrônico com exibição automática da dureza, iluminação Power LED, estágio XY manual de 100 mm x 100 mm com curso de 25 mm x 25 mm e capacidade para amostras de até 145 mm de altura x 170 mm de profundidade. O sistema I-TOUCH™ centraliza o controle das funções do equipamento em uma interface robusta e intuitiva.
A Tennessine Instrumentação Analítica é representante oficial/distribuidora autorizada da Innovatest no Brasil, oferecendo suporte técnico local, treinamento em português, garantia oficial e fornecimento de peças originais. Para laboratórios brasileiros que buscam um microdurômetro Vickers automático com suporte especializado no Brasil, o Falcon 400G2 se destaca pela versatilidade entre escalas, ampla faixa de força e confiabilidade para ensaios em metais, revestimentos, camadas tratadas, componentes industriais e amostras pequenas.
Aplicações recomendadas
- Ensaios de microdureza Vickers em metais e ligas metálicas.
- Ensaios Knoop em materiais finos, frágeis ou com camadas superficiais.
- Ensaios Brinell de bancada em aplicações compatíveis com a faixa de força do equipamento.
- Controle de qualidade em tratamentos térmicos.
- Análise de dureza em revestimentos, camadas endurecidas e superfícies tratadas.
- Caracterização de pequenas amostras e regiões localizadas.
- Pesquisa e desenvolvimento em materiais.
- Laboratórios metalúrgicos, acadêmicos e industriais.
- Indústrias automotiva, aeroespacial, metal mecânica, siderúrgica e de manufatura.
Destaques
- Escalas: Micro Vickers, Vickers, Knoop, Brinell
- Cargas de ensaio: 1gf – 62,5kgf (célula de carga múltipla, ciclo fechado)
- Lentes: Ocular eletrônica, visor automático de dureza
- Objetivas: 5X, 10X, 20X, 50X, 100X
- Torre de 6 posições: 2 indentadores, 4 objetivas
- Iluminação: LED de energia
- Controle: Tela sensível ao toque colorida i-Touch e controle de função
- Eixo Z: Operado manualmente, com ajuste fino lateral
- Estágio XY: Manual, 100 mm x 100 mm, curso 25 mm x 25 mm
- Posicionamento da amostra: 145mm (A) X 170mm (P)
- Saída: USB
- Automatização: Software opcional de automatização IMPRESSIONS™ XT