Sistema de Perfilagem e Medição de Propriedades Petrofísicas AutoScan

SKU: AutoScan

O leitor AutoScan é uma plataforma de medição exclusiva desenvolvida para a descrição quantitativa e eficiente detalhada das propriedades de rochas. Esse sistema de medição não destrutivo especificamente para tipagem de rochas, seleção de plugues e calibr

Descrição

O leitor AutoScan é uma plataforma de medição exclusiva desenvolvida para a descrição quantitativa e eficiente detalhada das propriedades de rochas. Esse sistema de medição não destrutivo especificamente para tipagem de rochas, seleção de plugues e calibração de dados de perfil de poço, a fim de otimizar o uso de amostras de rochas na caracterização de reservatórios.


Uma descrição detalhada das propriedades da amostra de rocha e suas correlações é possível através do uso de sondas intercambiáveis ​​para velocidade ultrassônica (de compressão e de cisalhamento), impedância elétrica complexa, teste de dureza, permeabilidade ao gás, composição (FTIR) e fotografia digital. A heterogeneidade da formação para cada uma dessas propriedades pode ser medida em uma única configuração em até 4 metros de rocha, usando medições pontuais e varreduras de superfície. Um pórtico XY de alta precisão, controlado por computador, guiado por um dispositivo de alcance a laser posiciona cada sonda em locais programados e intervalos de medição de amostra tão pequenos quanto 0,5 milímetro.


Características principais

  • Novo: sonda de martelo de impulso (dureza) e sonda FTIR (composição)
  • Medições baseadas em testemunho detalhadas para calibração de log
  • Triagem rápida do núcleo para seleção de plugues
  • Determinação rápida de relações entre propriedades petrofísicas
  • Calibração e interpretação de perfis de Resistividade e FMI
  • Quantificação de anisotropia para calibração de novos registros de indução
  • Integração aprimorada de dados de registro de poço e litologia do testemunho
  • Melhor interpretação dos dados de CT e MRI


Sondas AutoScan
A plataforma AutoScan inclui sondas intercambiáveis ​​de conexão rápida que medem a permeabilidade ao gás, resistividade, velocidades ultrassônicas de ondas de compressão/cisalhamento, composição (FTIR), resistência mecânica e rigidez elástica. Todas as medidas de propriedades são espacialmente correlacionadas e representam dados próximos à superfície.

Esses dados espacialmente correlacionados permitem que o usuário integre todas as varreduras de propriedades e descreva os dados no contexto das principais propriedades mineralógicas e estruturais visíveis. Os dados do AutoScan podem ser usados ​​para tipagem de rochas petrofísicas, seleção de plugues e determinação de parâmetros de modelo de reservatório aumentados.


Resistividade
A sonda de resistividade mede variações na impedância elétrica complexa. A sonda é um verdadeiro dispositivo dependente de frequência de quatro eletrodos, projetado para ser operado submerso em um banho líquido. Além da resistividade, a medição é sensível à mineralogia.


Velocidade e Permeabilidade
As medições de velocidade e permeabilidade são totalmente integradas em uma única sonda, para que as medições possam ser feitas sequencialmente. A sonda de velocidade mede as velocidades de ondas de compressão/cisalhamento ultrassônicas. A sonda é direcional e pode ser configurada em orientações ortogonais para determinar variações de anisotropia elástica. A sonda de permeabilidade, co-localizada com a sonda de velocidade, mede a permeabilidade ao gás usando uma técnica de injeção de gás em estado estacionário.


Composição (FTIR)
A adição de uma sonda FTIR fornece uma medição sensível à composição mineralógica. O espectrômetro é configurado como uma sonda sem contato que mede a reflectância da superfície no infravermelho médio dentro de um tamanho de ponto de 3 mm. A sonda inclui software de suporte e visualização de dados espectrais em tempo real, uma câmera de vídeo LCD e software de aquisição de dados.


Dureza mecânica
A sonda de martelo por impulso mede a rigidez elástica. As medições pontuais são sensíveis a variações na rigidez inelástica e na resistência e podem ser configuradas para produzir um índice de resistência. Diferente dos métodos concorrentes, como testes de arranhões, essa sonda é uma medição não destrutiva (apenas recuo na escala milimétrica) e quantitativa.


Câmera digital
Uma câmera digital automatizada para documentação fotográfica do núcleo é montada no pórtico AutoScan e pode ser usada durante o fluxo de trabalho de medição para documentar a superfície do testemunho.


Sondas em desenvolvimento

  • Espectroscopia Raman
  • Fluorescência de raios-x


Software DataMiner
Os dados do AutoScan podem ser manipulados e analisados ​​usando o software DataMiner, facilitando a integração de diferentes escalas e tipos de medidas de propriedades.

Essa integração permite que os dados do AutoScan sejam utilizados para seleção testemunhos, calibração de perfis e identificação de fácies petrofísicas. Esses dados produzem uma caracterização quantitativa da heterogeneidade em escalas que atualmente são difíceis de quantificar a partir de análises de perfis e de testemunho.

Além disso, a opção de software de análise fornece um meio de implementar modelos de mídia eficazes para aumentar as propriedades medidas. Isso inclui previsões de resistividade em escala logarítmica, tensores de permeabilidade e escala de resposta sísmica usando abordagens tradicionais de média de volume. O pacote também fornece links para o software de inversão de estrutura de poros (PSI) e os arquivos de dados do AutoLab, fornecendo vínculos com dados de laboratório coletados e analisados ​​usando uma linha de produtos de software e equipamentos.


Características principais do software

  • Plotagem interativa
  • Interpretação do software com modelos de meio efetivo por aumento de escala
  • Analise de software por comparação de g´raficos e classificações de fácieis
  • Integração de fotografias importadas e perfis ASCII ou dados de testemunho para comparação