PoroDict

SKU: Software GeoDict - PoroDict

Análise das características do espaço poroso

Descrição

Análise das características do espaço poroso

O módulo PoroDict é, junto com o módulo MatDict , o módulo para caracterizar propriedades de meios porosos. O PoroDict é usado para a análise do espaço poroso. O PoroDict é usado para calcular as características da estrutura dos poros de modelos 3D obtidos a partir de dados de imagem CT-, µCT- ou FIB/SEM ou modelos 3D gerados com o GeoDict.

As propriedades mais importantes calculadas com o PoroDict para determinar as características do espaço poroso são:

  • Distribuição Geométrica de Tamanho de Poros
  • Distribuição do tamanho dos poros por porosimetria
  • Caminho de Percolação
  • Identificação de poros
  • Ponto de Bolha
  • Tortuosidade geodésica
  • Distribuição do comprimento do acorde
  • Porosidade aberta e fechada


Exemplos de aplicações


  • Determinar as características geométricas da estrutura do arenito [1]
  • Analisar amostras de subsuperfície no que diz respeito à extração de gás e óleo em reservatórios
  • Caracterizar materiais complexos usados ​​em eletrodos de bateria


Recursos do PoroDict


Distribuição Geométrica de Tamanho de Poros

Um raio de poro é determinado encaixando esferas no volume de poro. O método não distingue entre poros passantes, poros fechados e poros cegos, e é puramente geométrico.


Distribuição do tamanho dos poros por porosimetria

Equivalente aos métodos experimentais de porosimetria, como MIP (Mercury Intrusion Porosimetry) ou LEP (Liquid Extrusion Porosimetry), é calculado o volume de um fluido não molhante que é comprimido no meio. Este método funciona de forma semelhante à distribuição geométrica de tamanhos de poros, mas a conectividade com o lado de intrusão e os poros fechados são levados em consideração.


Caminho de Percolação

O diâmetro máximo de uma partícula esférica que pode se mover através do meio e o caminho mais curto correspondente são calculados. Além disso, o usuário pode calcular, por exemplo, os cinco maiores poros (com os caminhos mais curtos correspondentes) ou os oito caminhos mais curtos para um determinado diâmetro de esfera. Os caminhos mais curtos das esferas são visualizados e animados.


Área de Superfície

A área da superfície de um material é calculada com um método estatístico, para que a superfície arredondada seja aproximada corretamente. Além disso, a superfície dos voxels é calculada.


Porosidade Aberta e Fechada

O número e o volume de poros abertos e fechados são calculados. Os poros abertos conduzem da superfície do material ao núcleo, formando extensas redes de poros interconectados. Os poros fechados ou isolados não se abrem para a superfície em nenhuma direção.


Linha de contato trifásica

O comprimento da linha de contato entre as três fases de um sistema é calculado com base nas arestas dos voxels nas direções cartesianas. O comprimento da linha de contato é fortemente dependente da topologia da estrutura e afeta o desempenho, por exemplo, de materiais catalíticos.


Identificar Poros através do algoritmo Watershed

O algoritmo Watershed é usado para segmentar o volume de poros de uma mídia. A segmentação é então usada para calcular o número e a distribuição dos poros.


Distribuição de comprimento de corda (CLD)

Por CLD, geometrias de meios porosos podem ser comparadas com precisão. O CLD pode ser usado para seções transversais 2D, para as quais a distribuição do tamanho dos poros não pode ser determinada por PSD geométrica ou PSD por porosimetria.


Transformada de Distância Euclidiana (EDT)

O EDT dá a distância de qualquer ponto (voxel) dentro de um poro até o limite sólido do poro mais próximo.


Pressão do ponto de bolha

O ponto de bolha é calculado com base no maior poro passante e na equação de Young-Laplace.