Perfilômetro Rtec 3D

SKU: Perfilômetro Rtec 3D

Equipamento para avaliação de riscos esclerométricos Rtec 3D para estudar adesão, dureza, resistência a riscos em escala nano, micro e macro.

Descrição

Equipamento para avaliação de riscos esclerométricos Rtec 3D para estudar adesão, dureza, resistência a riscos em escala nano, micro e macro.


O perfilômetro integrado em linha permite criar imagens 3D para caracterizar de forma abrangente e conclusiva as falhas do revestimento. Sensores capacitivos avançados permitem medir a profundidade de penetração com a resolução necessária para diferenciar revestimentos com propriedades semelhantes.


Principais características
● Profilômetro 3D patenteado em linha
● Escalas em nano, micro, e macro risco
● Profilômetro 3D otimizado na resolução nm para qualquer superfície
● Adaptado para superfícies planas ou curvas


Profilometer - Imagem 3D em linha automática
O equipamento move o corpo de prova no perfilômetro óptico e cria automaticamente uma imagem em 3D após o ensaio de riscamento. O perfilômetro óptico é especificamente otimizado para ensaio esclerométricos. Sua ponteira permite medir inclinações íngremes, revestimentos transparentes (vidro, etc.), medir rugosidade, desgaste, modo de falha etc. com resolução sub nanométrica. O perfilômetro vem com uma torre de 5 lentes objetivas que permite montar várias rotinas de ampliação simultaneamente. A ponteira do perfilômetro possui vários modos de imagem para caracterizar efetivamente qualquer amostra.

Interferômetro de luz branca + Imagem Confocal + Imagem de campo escuro + Imagem de campo brilhante.

Modo de campo escuro - Permite encontrar riscos superficiais, observar defeitos e trincas com alto contraste.
Modo interferômetro de luz branca - Permite obter a imagem de superfícies planas.
Modo de microscopia confocal - Permite a investigação de superfícies escuras, rugosas e transparentes.
Modo de campo brilhante - Permite criar um perfil 2d com cores reais.


Perfil de carregamento e movimentos personalizados

Perfil de carregamento - O Esclerômetro de revestimentos permite mensurar a adesão durante o risco em perfis ou em configuração de carga linear e personalizada (variando). A faixa de carga depende da ponteira selecionada para o ensaio (nano, micro ou macro). A carga aplicada e o atrito são medidos usando sensores rastreáveis NIST precisos com desvio térmico desprezível em uma ampla faixa de temperatura e umidade.

Movimento XY - O estágio XY permite criar vários riscos automaticamente em uma ou várias amostras. O estágio também permite fazer o teste esclerométrico de revestimento em qualquer perfil de movimento (linear, curvo, circular, alternado etc.). Os movimentos X e Y são programáveis independentemente. O estágio é usado para criar arranhões e também para posicionar as amostras sob o perfilômetro após a conclusão dos testes.


Atrito, desgaste, falhas de revestimento: Correlação de dados





Faixa intercambiável na mesma plataforma

A máquina de ensaio de riscamento é modular e permite alterar facilmente a ponteira do perfilômetro para mensurar nano, micro e macro riscos na mesma plataforma. Este método de ensaio permite medir a resistência a adesão, cargas críticas, dureza etc. de filmes finos e revestimentos espessos. O equipamento também permite montar vários tipos de indentador de diamante. A escolha da ponta depende da espessura do revestimento e do substrato do revestimento. Poucas dicas comumente usadas são o indentador de diamante Rockwell, 12,5 mícrons, lâmina de carboneto de tungstênio etc.


Nano Scratch Tester Head NSt-1
Espessura de revestimento <1000nm
Carregamento máximo 1000mN

Micro Scratch Tester Head MSt-50
Espessura de revestimento <5 mícrons
Carregamento máximo 50N

Micro Scratch Tester Head MSt-200
Espessura de revestimento <5 mícrons
Carregamento máximo 200N


Sensores, Câmaras

Sensores - Vários sensores acoplados ao esclerômetro permitem coletar mais informações durante o teste.

Emissão acústica - mede o sinal do nível de pressão sonora durante o ensaio, que pode indicar o aparecimento de falhas no revestimento.

Resistência de contato elétrico - permite medir o ponto de falha do revestimento observando as alterações de resistência durante o risco.

Potenciostato - permite realizar estudos de desgaste corrosivo causados pelo risco.

Câmaras Ambientais: Temperatura, Umidade e mais.