DiffuDict
SKU: DiffuDict
info@tennessine.com.br
O número de Knudsen (Kn), que descreve a relação entre o diâmetro do poro e o comprimento médio do caminho característico das moléculas no fluido, determina qual dos dois modelos é dominante.:
Números pequenos de Knudsen
Para números de Knudsen pequenos, o fluido é considerado como um contínuo e a distribuição da concentração dentro do meio poroso é governada pela equação de Laplace. A difusividade efetiva é então determinada a partir do fluxo de concentração resultante aplicando a primeira lei de Fick. A difusividade relativa e o fator de tortuosidade são então encontrados comparando a difusividade efetiva através do material poroso com a difusividade total dentro do fluido.
Grandes números de Knudsen
Para grandes números de Knudsen, a reflexão de moléculas individuais nas paredes dos poros é simulada para obter o deslocamento médio quadrado das moléculas ao longo do tempo. A difusividade efetiva pode ser calculada a partir deste valor.
Números intermediários de Knudsen
Para números de Knudsen intermediários, a aproximação de Bosanquet é usada para encontrar a difusividade efetiva pela média entre esses dois casos.